Velocidade de Obturação

No post anterior nós abordamos o conceito e como funciona o diafragma.

Agora vamos explicar o que é velocidade de obturação e qual a sua função para garantir um bom resultado na sua fotografia.

O que é?

O obturador funciona como uma espécie de cortina que abre e fecha no momento do disparo. O tempo em que essa cortina permanece aberta, nós chamamos de velocidade de obturação.

Quanto maior a velocidade em que essa cortina se fecha, menor será o tempo de exposição do sensor à luz.
Quanto menor a velocidade em que essa cortina se fecha, maior será o tempo de exposição do sensor à luz.

Podemos dizer, então, que há uma relação inversamente proporcional.

A Velocidade e a Imagem

Dependendo do quê você vai fotografar, a velocidade de obturação pode fazer toda a diferença no momento do clique. Por exemplo, se você quer fotografar uma cena externa durante a noite, você precisa de uma velocidade menor para que a “cortina” fique aberta por mais tempo, permitindo um tempo maior de exposição do sensor da câmera à luz.
Porém, como você pode observar no exemplo abaixo, se você não tiver mão firme ou se o objeto a ser fotografado estiver em movimento, a foto terá esse resultado. Note que o elemento inferior direito está totalmente “borrado” (clique na imagem para ampliar).

Com a velocidade alta, a imagem em movimento fica “congelada”, ou seja, quebra essa sensação de movimento que a velocidade baixa nos proporciona, como no exemplo abaixo. Observe que a garota foi fotografada no momento em que descia do escorregador, mas ficou “parada” na fotografia (clique na imagem para ampliar).

 

 

Na imagem abaixo, podemos observar alguns dos valores da velocidade do obturador existentes em uma câmera fotográfica (clique na imagem para ampliar).

 

Até a próxima!

Andre Gruby.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>