Princípios Básicos do Design: Contraste.

No post anterior, nós demos uma pequena pincelada nos motivos que tornam o uso do design bem-vindo no momento de diagramar um álbum fotográfico.

Agora vamos começar a detalhar brevemente os 4 princípios básicos de design começando pelo contraste.

CONTRASTE

“O objetivo do contraste é evitar elementos meramente similares em uma página. Se os elementos (tipo, cor, tamanho, espessura da linha, forma, espaço etc.) não forem os mesmos, diferencie-os completamente.”
(Design Para quem Não é Designer, 3ª Edição, WILLIANS, Robin)

O conceito básico de contraste é diferença ou oposição (preto e branco, certo e errado, riqueza e pobreza) e o diferente é chamativo.
Então, quando você precisar de um diferencial para atrair a atenção do leitor de sua peça, o contraste pode ser a resposta!
O contraste também pode ser um aliado na hora de harmonizar determinados pontos em uma página de álbum, como você pode observar no exemplo a seguir (abra a imagem em uma nova guia para ampliar).

No próximo post, vamos abordar o segundo princípio básico de design: Repetição.

Até a próxima!

Andre Gruby.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>