Objetivas Fotográficas: Por Quê Tão Caras?

Uma pergunta bastante frequente entre fotógrafos profissionais e aspirantes à fotógrafos é o fato de quê há algumas objetivas que são mais caras em comparação à outras.
Os iniciantes querem saber o motivo de algumas objetivas profissionais custarem tão mais caro em relação à objetiva que acompanha a câmera no kit, enquanto os profissionais querem saber porque objetivas analógicas da como Zeiss ou Leica são tão mais caras do que as objetivas profissionais e modernas.

Todas essas dúvidas são muito válidas e interessantes, então eu resolvi fazer uma seção especial para as objetivas fotográficas.

Para entender as diferenças entre as objetivas, acredito que o primeiro passo seja separa-las em diferentes grupos. Destaco que essa categorização não é oficial! É uma seleção que eu considerei mais fácil de trabalhar e explicar.

Objetivas Amadoras – Normalmente, as lentes que compõem a objetiva fotográfica são feitas de plástico e até mesmo a parte externa da objetiva são feitas de plástico para se manterem baratas.

Objetivas Semi-Profissionais – As lentes que compõem esse tipo de objetiva tem uma fórmula mais avançada.

Objetivas Profissionais – As lentes que compõem esse tipo de objetiva são feitas de cristal.

Objetivas “Especiais” (fisheye, por exemplo) – As lentes que compõem esse tipo de objetiva tem um polimento diferenciado das objetivas normais, para obter o resultado desejado.

Ou seja, podemos observar que o valor das objetivas varia de acordo com o material utilizado para compôr o corpo das objetivas. Lembrando sempre que cada lente tem um polimento e um ângulo específicos para determinadas situações.

Até a próxima!

Andre Gruby.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>