Fotografando a Natureza: Deixe em Preto e Branco

Quando a cor de uma cena é dura, ou seja, com um contraste muito marcante sem suavidade nenhuma, é recomendável que você transforme-a em preto e branco. Não estou querendo desmerecer a fotografia colorida, mas às vezes o resultado da fotografia pode não ficar como o esperado.

Por conta do céu nublado, fotos em preto e branco com um contraste bem definido podem ficar muito bonitas, além de demonstrar a sensibilidade presente no olhar do fotógrafo. Essas fotografias demonstram um tipo surpreendente e diferenciado de beleza, com um resultado completamente diferente do que se compararmos, por exemplo, com a luz do meio dia em um ambiente muito colorido.

As pessoas normalmente gostam de fotos da paisagem que demonstre o mundo de forma criativa- mais bonito do que o usual. O pôr ou o nascer do sol, é claro, suprem esse pré-requisito, pois demonstram o céu com cores diferenciadas e vivas. A fotografia monocromática (ou em preto e branco) não tem essa vantagem, porém o contraste do preto no cinza ou preto no branco ganha destaque se a edição posterior da fotografia for bem feita.

Talvez seja por isso que o contraste grande entre o preto e o branco na fotografia se tornou tão popular no mundo do fine-art. Como se trata de fotos simples, esse contraste acaba destacando esse trabalho em um mundo cheio de imagens coloridas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>