Diafragma: O que é e Qual a sua Função?

Começamos os nossos posts com uma breve definição do que é o diafragma de uma câmera fotográfica, como é a sua composição e qual a sua função no interior da câmera e o quê acontece com a fotografia no momento do clique.

Vamos começar?

O que é?

O diafragma é um conjunto de lâminas metálicas que fica no interior de uma objetiva fotográfica.
Essas lâminas abrem e fecham dependendo da configuração que você colocar para esse mecanismo.

Qual a sua função?

O diafragma controla a quantidade de luz que passa através das lentes até o sensor da câmera, o qual registra a fotografia.

Por conta dessa função, o diafragma é comparado à pupila humana que se dilata e contrai dependendo da quantidade de luz que há no ambiente.
Partindo desse princípio, podemos chegar a conclusão de quê: quanto menor a abertura do diafragma, menos luz entrará. Quanto maior a abertura do diafragma, mais luz entrará.

Abaixo estão descritas as aberturas do diafragma (clique na imagem para ampliar).

DIAFRAGMA

Além de garantir maior ou menor entrada de luz na objetiva, a abertura do diafragma também trabalha com a chamada profundidade de campo, a qual abordaremos no decorrer de nossos posts.

Até a próxima!

Andre Gruby.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>